Notícias

Maguito sai da sedação e usa aparelho “ponte” para deixar a traqueostomia

Maguito sai da sedação e usa aparelho “ponte” para deixar a traqueostomia

access_time 9 meses ago

Informação foi dada pelo boletim médico do Hospital Albert Einstein e detalhada pelo médico Marcelo Rabahi, que acompanha o prefeito desde o diagnóstico de Covid-19

O boletim médico divulgado pelo Hospital Israelita Albert Einstein informou que Maguito Vilela (MDB) agora está traqueostomizado no Bipap. Segundo o médico Marcelo Rabahi, trata-se de “um ventilador portátil que serve como “ponte” para deixá-lo sem a necessidade de suporte ventilatório”. Com isso, o prefeito licenciado de Goiânia dá mais um passo para deixar a traqueostomia em um sinal de melhora da saúde.

Rabahi explica que Maguito, portanto, não está mais sedado. Daniel Vilela, filho do prefeito, disse mais cedo que a consciência do pai já era absoluta. Uma evolução do quadro, já que até poucos dias ele tinha apenas “períodos prolongados de despertar”.

O médico ainda confirma que essa medida de mudança no aparelho utilizado por Maguito é mais um passo para que ele consiga voltar a falar. Daniel informou, em coletiva neste sábado (2), que o pai pode voltar a falar por meio de uma solução paliativa, que consiste em uma válvula colocada no local da traqueostomia.

“Essa válvula pode ser retirada para que seja feita a ventilação mecânica quando necessário”, explicou. Maguito está internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde trata de complicações causadas pela contaminação pela Covid-19. “Estamos muito otimistas pelas informações que temos recebido”, avaliou Daniel.

O boletim também informa que Maguito segue na UTI, em diálise, com níveis adequados de oxigenação e respondendo adequadamente aos estímulos. Ele também está em programa de reabilitação. Daniel explicou que o maior esforço agora é para a recuperação e fisioterapia muscular, já que o pulmão, segundo ele, está completamente regenerado.

Compartilhe essa notícia

Comentários