Notícias

Lissauer Vieira eleito presidente da Assembleia; Deputados reforçam independência

Lissauer Vieira eleito presidente da Assembleia; Deputados reforçam independência

access_time 3 anos ago

Na primeira sessão da nova legislatura, os novos deputados estaduais elegeram o deputado Lissauer Vieira (PSB) com 37 votos para presidente. A eleição da chapa consolida uma nova Assembleia Legislativa (ALEGO) com perfil independente do Poder Executivo e, assim, muito diferente das anteriores. O vice presidente eleito é o deputado Dr. Antônio, de Trindade.

No primeiro pronunciamento, o presidente eleito não escondeu que a pressão sofrida pelo deputado Iso Moreira (DEM), que foi chamado em reuniões prévias no Palácio Pedro Ludovico, onde fica o gabinete do governador Ronaldo Caiado(DEM). Ao dizer que fazia um reconhecimento, ele dirigiu-se a Iso e falou de “coragem para enfrentar todos os desafios”.

“É uma eleição histórica”, reforçou o novo presidente da ALEGO ao reconhecer que pretende dar à casa “a independência necessária”.

Antes candidato considerado favorito, o deputado Álvaro Guimarães (DEM) desistiu ao ver as condições politicas da chapa se esvaziarem. Primeiro a votar, apoiou Lissauer Vieira ao declarar a opção e recebeu um afetuoso abraço do candidato. A cada voto recebido, um abraço. Guimarães, antes da votação, reconhecia a derrota: “Alguma coisa não deu certo (…) houve insatisfação de alguns deputados com o governo”.

“Pra acabar com a farra do dinheiro público”, o deputado Amauri Ribeiro votou em Humberto Teófilo para presidente depois que registrou a candidatura no último momento. No entanto, não conseguiu apoio por causa da candidatura já consolidada. Ele recebeu o voto de Bruno Peixoto (MDB) que é o líder do governo Caiado. Soou como um voto de protesto.

Em entrevista, o deputado Major Araújo Júnior explcou que “o que fortaleceu o grupo foi uma proposta: uma Assembleia independente, onde os deputados sejam donos da Assembleia. Sempre sofreu influências externas de ex-governador ex-presidente”.

Para ele, a mudança é por novas opções para a formatação do Poder Legislativo. “A gente quer que as indicações de diretores sejam feitas pelos deputados e não por influências externas. (… ) E proposta de reformar o nosso regimento interno garantindo um processo legislativo mais democrático que favoreca a análise e discussão de projetos”, explicou o deputado.

Relacionamento

Antes da votação, mas já com resultado configurado, o secretário do governo de Ronaldo Caiado (DEM) reforçou o aspecto democrático e de respeito entre os poderes.  “Nossa relação será a melhor possível, dentro do espírito público, seja no campo institucional, seja no campo político”, disse ele.

Fechada a eleição, o governador Caiado cumprimentou o presidente eleito, pelo Twitter:

Ronaldo Caiado

@ronaldocaiado

Parabenizo a Assembleia Legislativa pela eleição da nova mesa diretora, agora presidida pelo deputado @LissauerVieira. Com harmonia e respeito entre os poderes, vamos juntos mudar a realidade em Goiás.

Compartilhe essa notícia

Comentários