Notícias

Expo Catalão 2022:  1º Desfile de Comitivas é aberto a cavaleiros de toda região

Expo Catalão 2022: 1º Desfile de Comitivas é aberto a cavaleiros de toda região

access_time 1 dia ago

A 42ª edição da Expo Catalão vem com mais uma novidade: o 1º Desfile de Comitivas. E hoje aconteceu mais uma reunião para detalhar mais o assunto. Participaram diretores do Sindicato Rural de Catalão, representantes de comitivas, organizadores do evento e a PM, que dará todo apoio no dia.

O evento, que acontecerá no dia 10 de julho, antecedendo a abertura oficial da festa. A expectativa é que reunirá cavaleiros de todas a região que se organizarão em comitivas, em número recorde de participantes. A concentração será a partir das 9h30, no Posto Mangabeiras, localizado na Avenida Lamartine Pinto de Avelar.

Entre as novidades, segundo o presidente do Sindicato Rural de Catalão, Renato Ribeiro, está a organização, que contará com o apoio total da Polícia Militar em todo o trajeto. “Nós queremos algo bonito de se ver, para as famílias saírem à porta de casa para acompanhar os cavaleiros, divididos em comitivas. Queremos um evento para entrar para a história”, disse, completando que a PM estará em todo trajeto para reforçar a segurança e que todas as comitivas serão avaliadas, sendo premiadas as melhores em vários quesitos. “Essa logística de análise de jurados está sendo formatada, mas teremos um local onde todas as comitivas passarão, sendo anunciadas, enaltecendo a importância de cada uma delas”, ressaltou Ribeiro.

O evento é aberto a cavaleiros de todos os cantos. Segundo Lucas Macedo, as inscrições já podem ser feitas no Sindicato Rural de Catalão ou com os organizadores. O representante de cada grupo dará as informações de sua comitiva. “Mas não é exigência para a participação, fazer parte de uma comitiva, mas é importante se inscrever para que tudo saia como planejamos”, informou.

Paulo Roberto Cunha, também organizador do Desfile de Comitivas, ressaltou que a mudança no nome (em vez de cavalgada) vem com a criação de um novo conceito para a tradicional cavalgada. “Queremos algo bem bonito, de encher os olhos da população. Queremos comitivas uniformizadas, caracterizadas, separadas em grupos e acima de tudo, organizadas” disse, ressaltando que tudo isso será levado em conta na pontuação. De acordo com ele, outras regras que devem ser seguidas para a pontuação: bem estar animal, acessórios, entre outros. E ele ressaltou as penalidades: maus tratos aos animais, desacato à organização, animais sem controle, consumo de bebida alcóolica durante o trajeto, falta de integrantes.
O presidente, Renato Ribeiro, conta que quer valorizar os amantes de cavalos, aqueles que têm o animal como ferramenta de trabalho, por exemplo, dando destaque às comitivas de regiões diversas. “Queremos reunir o maior número de cavaleiros, em um evento muito bonito. E estamos muito animados porque as expectativas são das melhores”.
Na reunião que aconteceu hoje, no Sindicato, o percurso foi debatido, assim como o posicionamento dos jurados. A Polícia Militar deixou claro todo apoio que será dado ao evento, com homens em pontos estratégicos do percurso. O Desfile de Comitivas será encerrado no Parque de Exposições com uma grande confraternização em um clima de alegria.

Fonte: Ascom / Sindicato Rural de Catalão

Compartilhe essa notícia

Comentários